Qual é a melhor dieta para você?

Fazer dieta? Para quê?

Para a grande maioria das pessoas é apenas para eliminar aqueles tão famosos quilinhos extras.
A melhor “dieta” é aquela que combina com o seu estilo e ritmo de vida. Para que dê certo, é importante que tenha a ver com a sua personalidade e respeite o seu paladar.
Por exemplo, se você adora carne, não faz sentido tentar uma dieta vegetariana só porque as celebridades emagreceram com ela.
Se é do tipo que ama pão, esqueça os planos que priorizam a proteína, como Dukan e Atkins, a não ser que você tenha muita força de vontade e aprenda a fazer as suas próprias receitinhas, e seguir o seu plano alimentar.
Frequentemente surgem novos programas ou alimentos emagrecedores. É uma busca incessante e desesperadora por milagres ou algo que ainda não tenhamos realizado. Entretanto, o que observo são “velhas dietas” com uma nova “roupagem” ou promessas mentirosas sem nenhum fundamento científico.
Todo programa alimentar deve ser individualizado de acordo com objetivos, história clínica, preferências alimentares, análise de exames, prática esportiva e estilo de vida. Não é algo tão simples ou que possa ser acompanhado a distância.
Fazer uma Dieta significa “mudança de estilo de vida”.
Mas quando precisamos fazer um programa para perda de peso, este deve estar associado a mudanças no comportamento para aumentar o gasto energético e reequilibrar a ingestão alimentar promovendo balanço energético negativo.
O aumento do gasto energético pode ser alcançado com estilo de vida mais ativo e a prática regular de exercício físico. Mas será que só praticar atividades físicas e reduzir a ingestão calórica resolve? Não.
O processo de emagrecimento é muito mais do que isso. Em muitos casos precisamos muito mais repor nutrientes específicos do que apenas tirar.
Então qual é a melhor dieta para você? A melhor dieta é aquela que mais se aproxima do seu estilo de vida, dos seus hábitos que possam ser incorporados e que promovam mudanças na alimentação por toda a vida.
A maioria das pessoas fazem dieta por conta, sem auxílio de um profissional, o que a longo prazo pode trazer consequências desastrosas para a saúde.
Um estudo avaliou as dietas de revistas de algumas revistas famosas, e concluiu que cardápios publicados em revistas não científicas não atingem a maior parte das necessidades nutricionais e não levam em consideração a individualidade biológica, podendo, assim, representar risco a pessoas que decidem segui-los. Desta forma, os cardápios para perda de peso publicados em revistas não científicas não parecem ser apropriados para a correta reeducação alimentar e o emagrecimento saudável.

Dica prática:
Reflita agora exatamente no que você precisa, se é de uma dieta mesmo com orientações de um profissional, ou de apenas uma prática de atividade física ou de algo que te faça relaxar e organizar seus pensamentos.
Para começar o que fazer:
1. Se seu foco é emagrecimento reduza o tamanho do seu prato (para um prato de sobremesa) ou reduza a quantidade de comida no prato grande mesmo;
2. Divida seu prato assim: metade de folhas e legumes, a tão famosa salada; na outra metade dívida em duas partes iguais uma parte coloque as proteínas (carnes, feijões ou ovos), e na outra metade coloque os carboidratos (grãos, raízes e tubérculos), dessa forma seu prato já fica muito mais equilibrado;
3. Beba muito liquido, entre chás de ervas, água, água de coco, evite sucos concentrados e industrializados;
4. Evite picos de estresse, isso acaba com você e aumenta sua ansiedade e nos fazendo comer mais;
5. Tenha um tempo para você e para organizar sua alimentação com calma;
6. Evite ao máximo o consumo de doces, e alimentos ricos em farinhas, isso já vai te ajudar muito a reduzir uns quilinhos.
Enfim qual é a melhor dieta para você? É aquela que você planeja e organiza de acordo com as suas necessidades e o seu estilo de vida.

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