Importância do amor dos pais na educação dos filhos

IMPORTÂNCIA DO AMOR DOS PAIS

NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS

Psicóloga Maria Rita Barros Corbini

CRP 06/82187

 

Todos nós, pais e mães, devemos ter consciência dos deveres que nos cabem em relação à educação de nossos filhos.

O amor é evidenciado no bom trato, no ouvir, no companheirismo, no diálogo franco, na solidariedade, no cuidado, no carinho e na energia moral, fatores essenciais que influenciam os filhos no longo processo de aquisição dos valores éticos, morais, espirituais, intelectuais e socioculturais.

A convivência no lar é de fundamental importância no complexo mecanismo da educação. Os pais têm que influenciar os filhos por meio de bons exemplos no dia a dia.

Cabe aos pais à função de preparar seus filhos, desde cedo, para que tenham liberdade de ação e que sejam responsáveis por seus atos. É a nobre responsabilidade de influenciar os filhos nas escolhas que terão que fazer na vida, discernindo entre o certo e o errado, entre o que convém e o que não convém fazer, moldando neles o bom caráter, que resulta em hábitos saudáveis, disciplina; obediência e respeito a si próprio e ao próximo.

Os filhos precisam respeitar seus pais “sem ter medo” deles, de forma que tudo se desenvolva num clima sem severidade e punição excessivas, onde prevaleça o equilíbrio e a cordialidade.

Os pais não podem ser negligentes na educação de seus filhos porque poderão ser cobrados por isso no futuro. Cabe aos pais educar seus filhos para a sociedade e para a vida, ensinando-os a valorizar e a gostar de tudo o que têm e não de se entristecerem e muito menos de se revoltarem com tudo que não podem ou não conseguem ter. O filho deve ser preparado pelos pais para enfrentar situações difíceis quando houver falta de recursos. Com certeza, eles serão muito gratos por isso e amarão ainda mais seus pais.

Uma coisa muito importante é os pais passarem aos filhos suas experiências de vida, podendo reconhecer diante deles suas falhas e conquistas. Através de suas vivências os pais poderão preparar seus filhos a reconhecer entre certo e errado, bom ou ruim de tudo que aprenderem no decorrer da vida. Não podemos esquecer que os filhos copiam tudo que os pais fazem, daí a frase “Tal pai tal filho”. É dever dos pais distribuir tarefas domésticas compatíveis com a idade de cada um dos filhos. O pai, no tempo em que estiver em casa, deve dividir as tarefas com a mãe, consertar coisas danificadas, arrumar e limpar. Vendo isso, os filhos aprender a fazer muitas coisas e sentem orgulho de seus pais.

Pais, não sejam apenas procriadores, não fujam da nobre responsabilidade da verdadeira educação.

Nunca se esqueçam

“SE VOCÊ NÃO EDUCAR SEU FILHO ALGUÉM LÁ FORA FARÁ ISSO NO SEU LUGAR”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2018 Saúde e Sabor Funcional. Todos os direitos reservados.
 Site desenvolvido por DVsmall Agência Digital
facebook-squareyoutube-squareinstagram