Existe um método para a perda de peso duradoura?

Aquele com foco na reeducação alimentar: além de porções na medida certa (nem de mais nem de menos), o cardápio deve proporcionar equilíbrio (proporções corretas entre carboidrato, proteína e gordura) e variedade.
O processo de emagrecimento pode ser mais lento que em uma dieta que exclui um dos nutrientes principais, mas permite que você realize mudanças efetivas e fundamentais para se manter em boa forma o resto da vida.
Com a necessidade hoje que as pessoas têm de emagrecer rapidamente, a Reeducação alimentar acaba não sendo a primeira opção, pois normalmente dependendo da pessoa seu efeito é mais lento, porém duradouro.

A reeducação alimentar é um dos desejos mais visíveis na população, porém, não é o mais fácil; para que isso aconteça, é preciso ter perseverança e pensar em longo prazo, a gama de benefícios à saúde que isso irá trazer à pessoa.
Esse estudo ( http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732011000600004&lng=en&tlng=en) mostrou que a qualidade da dieta de indivíduos expostos a um programa de reeducação alimentar, por um período mediano de 18 meses, foi superior à de indivíduos sem orientação nutricional prévia nos últimos 6 meses. Os resultados reforçam a importância da educação nutricional para a modificação dos hábitos alimentares e a consequente melhora da qualidade da dieta das populações. O consumo de laticínios e leguminosas abaixo da recomendação, e de carnes e óleos acima da recomendação, entre os indivíduos expostos a programa de reeducação alimentar, alerta para a necessidade da educação nutricional continuada. A influência da qualidade da dieta, promovida por programas de reeducação alimentar, sobre a qualidade de vida e os desfechos de saúde/doença das populações, requer a realização de novos estudos. É preciso ainda estudar melhor a influência do sexo e da escolaridade sobre a qualidade da dieta dos indivíduos submetidos a programas de reeducação alimentar.

Ao adotar uma vida saudável, a pessoa fica menos suscetível às doenças crônicas; e para quem deseja, é um ato simples, não pense que você deverá parar de comer tudo o que gosta para então ser saudável, ou comer apenas frutas e alimentos light e integral, pois a premissa é falsa.
Quando você encontrar seu ponto de equilíbrio, verá que aquele problema que muitas pessoas tem, ou até mesmo você - o efeito sanfona, ficará muito mais distante.
O efeito sanfona resulta em uma resistência do organismo em manter o peso.
Isso torna o emagrecimento um processo cada vez mais difícil. Além de não contribuir para um emagrecimento duradouro e saudável, o efeito sanfona também prejudica o funcionamento do organismo como um todo.
E a consequência disso é o surgimento de vários problemas de saúde, como baixa imunidade em decorrência do enfraquecimento do sistema imunológico, aumento dos níveis do mau colesterol, hipertensão, doenças coronárias, dentre outros.
O efeito sanfona pode resultar em mudanças de fluidos e mudanças eletrolíticas, como o potássio; isso pode causar arritmias cardíacas mortais em mulheres suscetíveis de meia-idade.
As dietas populares fazem você perder peso rapidamente, e sem os devidos cuidados e acompanhamento médico, muitas vezes reduzindo a ingestão calórica em 500 a 1.000 calorias por dia.

O objetivo da promoção de uma alimentação saudável é incentivar a autonomia na decisão da escolha de práticas alimentares e de vida saudáveis. A identidade cultural das populações deve ser preservada, estimulando-se uma dieta mais saudável, atendendo às questões de quantidade, qualidade, prazer e saciedade. Também deve atender os atributos de acessibilidade física e financeira, sabor, variedade, cor, harmonia e segurança sanitária
Para saber como se reeducar procure um profissional que possa orientar a sua alimentação de acordo com a sua individualidade bioquímica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2018 Saúde e Sabor Funcional. Todos os direitos reservados.
 Site desenvolvido por DVsmall Agência Digital
facebook-squareyoutube-squareinstagram