FAQ = Frequently Asked Questions
Perguntas Frequentes

Eu sou uma pessoa difícil de emagrecer, sou muito ansiosa e nervosa: 
Como devo me comportar?

Para iniciar um processo de emagrecimento, o essencial é se aceitar como você está e descobrir quais as prováveis causas do seu excesso de peso para que você consiga resolver este problema na sua origem. O que muitos desconhecem é que comer em excesso, muitas vezes, é uma tentativa de preencher algo que está faltando. Exemplos: solidão, angústia, ansiedade, tristeza, frustração por coisas ou desejos não realizados, entre outros. Por este motivo, para que você obtenha sucesso em seu emagrecimento, será necessário deixar as formas radicais de emagrecimento e começar a pensar em você, olhar para você, não querer ser perfeita a qualquer custo e principalmente pensar em seu bem estar físico e mental. Deixe de comer por seus problemas e angustias e passe a comer para satisfazer apenas a “FOME DO CORPO” e nada mais. Agindo assim, o emagrecimento virá com certeza!

Sempre que começo a emagrecer e surge uma dificuldade logo desanimo e acabo desistindo: 
O que devo fazer para que isso não aconteça?

A chave para manter-se firme diante das situações difíceis é “manter o foco no emagrecimento”. Experimente olhar-se no espelho e visualizar “um corpo imaginário magro”. Além disso, experimente pensar em todas as coisas que conseguirá ganhar estando magra, como por exemplo: voltar a vestir o jeans que está guardado há muito tempo, usar biquíni na praia ou piscina, comprar as roupas que gosta e não mais as que servem para você, se sentir admirada por seu namorado ou marido, ir a festas e não precisar mais se esconder atrás de roupas feias e largas, ter saúde e bem estar, isso tudo e muito mais. Alegre-se a cada quilo eliminado e não se culpe por ser mais lenta em emagrecer que sua amiga, pois cada um tem seu tempo.

Para mim é complicado, as pessoas não me ajudam, vivem me oferecendo coisas que eu não devo comer, muitas vezes eu cedo e depois fico muito triste comigo.   O que fazer?

Pense primeiro que a mão que leva a comida a sua boca é a sua mão e não a das pessoas. Portanto, esta nunca mais deverá ser sua desculpa. Assuma que comeu por que quis comer. Nem sempre as pessoas à nossa volta desejam nos prejudicar, muitas vezes elas podem pensar que você esteja se sentindo infeliz ao não comer certas coisas que dizia “amar” e acreditam que se você voltar a comer como fazia anteriormente será mais feliz. Por isso, mostre para elas que você está bem, se posicione quando oferecerem algo que não queira comer dizendo que você resolveu modificar seus hábitos alimentares e que não necessita “deste alimento”. Procure não dar atenção aos comentários desagradáveis das pessoas a sua volta. Quem realmente gosta de você irá se preocupar com seu bem estar e com sua saúde apoiando-a em todos os momentos.

Que devo fazer quando sentir vontade incontrolada de comer alguma coisa mesmo sabendo que não estou com fome?

Quando isso acontecer procure se ocupar com alguma coisa. Por exemplo: saia para dar um passeio, ligue para uma amiga que possa te dar um apoio, tome um banho relaxante, vá para o quarto ligue uma musica e dance até se cansar, se gostar de correr saia para correr ou andar de bicicleta, vá para a academia se exercitar, deite para relaxar e ouvir uma musica que gosta, entre outros. Todas essas ações impedirão você de ir para a geladeira ou armário e comer coisas pouco saudáveis e ainda terá tempo para analisar e concluir que realmente não está com fome e que consegue esperar a próxima refeição.

Por que à noite é mais fácil perder o controle com a comida?

Muitas pessoas criaram hábitos de comer à noite, algumas acordam na madrugada para comer. Isso acontece por vários motivos, como:
Cansaço do trabalho e acham que merecem comer algo bem gostoso como recompensa;
Por ter brigado com alguém;
Por ter tido um dia de trabalho estressante;
Por estar sozinha:
Por estar com muita raiva, etc.
Certamente nada disso aconteceria se você não “estocasse guloseimas”. Costumo dizer que as pessoas que comem à noite sofrem de “Compulsão Programada” porque compram as guloseimas que mais gostam e deixam bem guardadas para os momentos em que não estão bem e necessitam de um conforto. Se você não quer mais sofrer deste mal, siga as seguintes orientações:
Procure não comprar mais guloseimas;
Proponha-se a comer corretamente durante todo o dia para que seu corpo e mente fiquem tranquilos, evitando assim os ataques noturnos;
Escove seus dentes assim que terminar de jantar para não ser tentada a continuar comendo. Mas, se mesmo assim você continuar sentindo vontade de comer “sem fome”, beba água bem devagar, não coma nada que não necessite comer e vá dormir. Pense que amanhã será um novo dia!

O que devo fazer para aumentar minha motivação para emagrecer?

Comece valorizando seu esforço. Faça um diário e escreva todas as coisas que você está conseguindo modificar mesmo as mais insignificantes como:
O tamanho de seu prato e das porções que conseguiu diminuir;
As frutas que começou consumir;
A água que você passou a beber mais durante o dia;
Os alimentos mais saudáveis que passou a comprar para você e toda sua família;
Os exercícios físicos que você voltou a fazer com regularidade e muito mais.
Observe seu corpo diante do espelho para ver como está mudando e elogie-se. Pare de se pesar com frequência, pois este procedimento não a ajudará no emagrecimento verdadeiro. Não espere que as pessoas digam algo para você, pois pode ser que você se decepcione com elas. Diga você mesma para você o que gostaria de ouvir do outro. Aos poucos, você se tornará uma pessoa motivada para seguir até o final e alcançar sua meta de peso.

Fico muito preocupada quando estou emagrecendo e recebo um convite para uma festa, nas férias ou em viagens, no domingo na casa dos familiares. Logo penso que irei engordar e que não conseguirei me controlar. Que posso fazer?

Planeje-se antes e seja cuidadosa na elaboração de seus cardápios e na prática de Atividade Física.
Quando estiver em algumas destas situações citadas passe a agir desta forma:
Não mate sua sede com bebidas calóricas. Água mineral e sucos são as melhores soluções para acabar com qualquer sede, evitando a ingestão de muitos coquetéis e bebidas alcoólicas.
Não chegue às festas com muita fome, pois irá se defrontar com muitas tentações. É melhor prevenir-se antes de chegar à festa. Coma antes de sair de casa uma salada ou frutas, evitando chegar à festa com muita fome.
Não fique perto das tentações. Prefira conversar, admirar a decoração, olhar os presentes. Evite comer muitos salgadinhos antes do prato principal. Anfitriões adoram quando provamos de tudo. Neste momento, será melhor você se posicionar e escolher comer como MAGRA.
Vá para o final da fila do Buffet. Deixe sempre os mais apressados se servirem primeiro. Assim, quando chegar sua vez, você terá tempo e calma para selecionar o que gosta, sem exagero. Outra vantagem desta estratégia é ter menos tempo para repetir os pratos.
Use garfo e faca, pois usando estes utensílios você evitará comer rápido demais na busca de sua saciedade. Seu processo digestivo também será beneficiado se mastigar bem os alimentos e isso é muito importante para o emagrecimento.
Saiba dizer não. Quando lhe é oferecido mais um pedaço de peru com farofa ou mais uma fatia de torta, mesmo que deseje aceitar, simplesmente suspire e diga: “Estou satisfeita”.
Não entre em pânico. Saiba que você é humana, não se sinta culpada se exagerar nestas ocasiões. Após os festejos ou férias, volte para o seu plano de EMAGRECIMENTO, ciente de que todas as extravagâncias podem ser solucionadas.
Portanto, se quiser atingir seus objetivos será necessário pensar que a “Reeducação Alimentar” é um processo contínuo. Sendo assim, será preciso cuidado e atenção com festas, viagens, verão etc.
Pense em viver um dia de cada vez, assim terá oportunidade de fazer de cada dia uma experiência nova e gratificante para você e sua vida.

Estou propensa a tomar remédio para emagrecer porque estou muito gorda e acho que não vou conseguir emagrecer só mudando hábitos alimentares. O que você acha disso? Concorda?

Discordo plenamente e tenho certeza que posso te ajudar. Os medicamentos além de serem prejudiciais à saúde também não são garantia de um corpo magro definitivo. Você precisa se conscientizar de que adquirir hábitos alimentares corretos e aprender a lidar com sentimentos e emoções é o caminho seguro para conquistar um corpo magro definitivo. A maioria das pessoas, quando deseja emagrecer, costuma se concentrar na quantidade de quilos a ser eliminado e se a meta for 10, 20 quilos ou mais, podem desanimar e começam a se sabotar. Alivie seu cérebro e divida seu emagrecimento em submetas. Pense em emagrecer 100 gramas por dia, concentre-se nesta meta e faça tudo que for preciso para eliminar 100 g/dia. Assim ficará muito mais fácil e tranquilo e a cada quilo eliminado comemore muito e diga para você: “se consegui 1 vou conseguir mais um” e quando menos esperar atingirá sua meta de peso, não precisando ingerir medicamentos e prejudicar a sua saúde.

Eu sou muito distraída e esquecida, nunca lembro o que comi e se comi corretamente em quantidade e qualidade. E por eu ser assim não emagreço como eu gostaria. Pode me ajudar?

O ideal será você manter um diário para registrar todo seu dia. As refeições, porções, horários, exercícios físicos e seu peso. Este tipo de comportamento é necessário porque as pessoas obesas têm hábitos alimentares errados tão enraizados que muitas vezes não percebem as coisas erradas que fazem como:
Beliscar o dia todo;
Repetir prato;
Provar comida em excesso enquanto cozinham;
Abrir geladeira e pegar algo para comer.
Você só conseguirá identificar estes atos errados se anotá-los. Depois de um tempo você instala novos hábitos e os antigos são deixados para trás e não terá mais necessidade de anotar. Pesquisas demonstram que pessoas que mantêm um registro de alimentação e exercícios são frequentemente mais bem sucedidas na manutenção do peso do que aquelas que não o fazem.

Quero muito emagrecer, mas não tenho tempo para fazer minhas refeições saudáveis, como no trabalho e a comida nem sempre é saudável. Acho que estou condenada a ser gorda para sempre. Pode me ajudar?

Claro que posso. A maioria das pessoas diz a mesma coisa só que elas se esquecem de que nós somos os donos do nosso tempo. Para emagrecer de forma correta mudando hábitos alimentares será também necessário mudar sua rotina e, principalmente, querer pagar este preço. Com certeza, você tem algumas horas livres no final de semana. Então organize seu cardápio e faça suas compras pensando em todos os dias da semana. Depois disso, separe as carnes em porções e congele, lave as verduras, seque-as bem e armazene na geladeira em vasilha bem tampada. Cozinhe os legumes de sua preferência (no vapor) e deixe esfriar bem, conservando-os em vasilha fechada na geladeira. Cozinhe o feijão da semana, distribua-o em porções pequenas e congele-as. Desta forma sua comida saudável da semana está bem encaminhada. Então você poderá levar sua marmita para o trabalho e quando chegar em casa terá alimentos saudáveis para comer.
Agora você percebe que o dono do seu tempo é você mesma?
Que se você aprender a organizar toda sua rotina podendo incluir a divisão de tarefas de casa entre os filhos e marido o seu tempo renderá muito mais?
Faça render o seu tempo e conquiste seu objetivo de ser magra pelo resto da vida.

Se você ainda tiver uma dúvida pode por aqui neste formulário e em breve retornaremos com uma resposta.

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